A Automação Industrial no Brasil

Atualizado: Fev 12

Crescimento da Automação Industrial no Brasil.

A chamada indústria 4.0, fortemente embasada na automação, vem possibilitando à indústria brasileira crescer e alcançar níveis de eficiência inimagináveis em um passado recente. A constante evolução tecnológica e a otimização de processos asseguram maior quantidade e qualidade produtiva em menos tempo e com custos cada vez menores. Tecnologias avançadas, como a robótica, a internet das coisas e a inteligência artificial, já são uma realidade.


Mas você sabe qual é o nível atual da automação industrial no país? Qual foi o crescimento nos últimos anos? Quais indústrias são mais beneficiadas? Quais as tecnologias envolvidas? Como a automação está movimentando o mercado? Leia, a seguir, um breve guia sobre o crescimento da automação industrial no Brasil!


Ainda de acordo com o estudo, o principal objetivo da indústria brasileira é aumentar a produtividade e reduzir custos. Cerca de 54% dos entrevistados na pesquisa da CNI afirmaram que buscam reduzir os custos operacionais e 50% querem aumentar a produtividade.


O mercado brasileiro desponta como um grande consumidor de tecnologia de automação. Segundo a ABB, multinacional líder em tecnologias digitais para a indústria, os negócios da empresa no Brasil cresceram 25% neste ano, muito acima da média de 15% para a América do Sul. Os setores que mais têm alavancado esse crescimento são de petróleo, mineração e celulose, tradicionais consumidores de tecnologia, mas também de açúcar, etanol e biodiesel.


Porém, enquanto as indústrias globais expandem cada vez mais seus investimentos em automação industrial, o Brasil segue em ritmo lento, se comparado com os países mais desenvolvidos. O percentual de indústrias que fazem uso de Big Data e Inteligência Artificial se mostra ainda pequeno: apenas 9%. Além disso, o Brasil ocupa a 69ª colocação no Índice Global de Inovação.


Embora a CNI tenha identificado que 58% das indústrias apontaram uma das tecnologias digitais apresentadas como importante para a competitividade da indústria brasileira, o avanço da Indústria 4.0 no país está atrelado a um maior conhecimento dos benefícios da automação e do aumento do investimento em automação.

20 visualizações

Rua Ituiutaba, 60 - Ipiranga

São Paulo - SP - CEP: 04211-010

Tel: (11) 2305-7888 

Pulse Eletrônica Industrial Ltda. - Rua Ituiutaba,60 - São Paulo, SP 04211-010

contato@pulseeletronica.com.br - Telefone: (11) 2305-7888