Eletrônica Industrial

Atualizado: Ago 10

O que é? | Entenda como funciona a eletrônica industrial.

A eletrônica ou eletrotécnica é a ciência que estuda a forma de controlar a energia elétrica por meios elétricos nos quais os elétrons têm papel fundamental. Divide-se em analógica e em digital porque suas coordenadas de trabalho optam por obedecer estas duas formas de apresentação dos sinais elétricos a serem tratados.


Numa definição mais abrangente, podemos dizer que a eletrônica é o ramo da ciência que estuda o uso de circuitos formados por componentes elétricos e eletrônicos, com o objetivo principal de representar, armazenar, transmitir ou processar informações além do controle de processos e servo mecanismos. Sob esta ótica, também se pode afirmar que os circuitos internos dos computadores (que armazenam e processam informações), os sistemas de telecomunicações (que transmitem informações), os diversos tipos de sensores e transdutores (que representam grandezas físicas - informações - sob forma de sinais elétricos) estão, todos, dentro da área de interesse da eletrônica.


Complementar à definição acima, a eletrotécnica é o ramo da ciência que estuda uso de circuitos formados por componentes elétricos e eletrônicos, com o objetivo principal de transformar, transmitir, processar e armazenar energia, utilizando a eletrônica de potência. Sob esta definição, as usinas hidrelétricas, termelétricas e eólicas (que geram energia elétrica), as linhas de transmissão (que transmitem energia), os transformadores, retificadores e inversores (que processam energia) e as baterias (que armazenam energia) estão, todos, dentro da área de interesse da eletrotécnica.


Entre os mais diversos ramos que a abrangem, estuda a transmissão da corrente elétrica no vácuo e nos semicondutores. Também é considerada um ramo da eletricidade que, por sua vez, é um ramo da Física onde se estudam os fenômenos das cargas elétricas elementares, as propriedades e comportamento, do elétron, fótons, partículas elementares, ondas eletromagnéticas, etc.


Um profissional que queira seguir nessa área precisa gostar muito e ser bom em exatas, pois as matérias estudadas giram em torno da matemática. Entre algumas disciplinas do curso temos física, estatística, cálculos, programação. Essas são algumas das disciplinas básicas para quem quer ser um profissional de Eletrônica Industrial  e fora elas temos as disciplinas específicas do curso, como circuitos elétricos, eletrônica e laboratórios, de forma que o aluno aprende a operar máquinas.

12 visualizações

Rua Ituiutaba, 60 - Ipiranga

São Paulo - SP - CEP: 04211-010

Tel: (11) 2305-7888 

Pulse Eletrônica Industrial Ltda. - Rua Ituiutaba,60 - São Paulo, SP 04211-010

contato@pulseeletronica.com.br - Telefone: (11) 2305-7888