Estudo de Caso com Invertek Drives

O sistema de ventilação de estacionamento de vários andares opera de maneira eficiente com VFDs Optidrive E3.


Problema

Um novo sistema de ventilação era necessário em um estacionamento de vários andares. Ele precisava operar da forma mais eficiente possível, com baixo custo de energia e ser capaz de operar um modo de incêndio para eliminar a fumaça e os gases em uma emergência.


Solução

O Optidrive E3 VFD foi escolhido para a aplicação por causa de sua capacidade de controlar com precisão os ventiladores em velocidades variadas em diferentes horas do dia. Seu modo de disparo integrado significa que ele pode girar os ventiladores para a rotação máxima, substituindo quaisquer outras configurações.


Soluções Eletropneumáticas


Manter níveis seguros de qualidade do ar em estacionamentos de vários andares é crucial para a segurança de quem os utiliza. O dióxido de carbono causado por escapamentos de veículos e outras emissões pode levar a níveis insatisfatórios e potencialmente perigosos de toxicidade sem uma boa ventilação.


Além disso, em caso de incêndio, a fumaça e os gases devem ser retirados rapidamente de cada andar.


O proprietário de um estacionamento de vários andares no centro de Belgrado, Sérvia, recorreu à Electro Pneumatic Solutions (EPS), parceira de vendas da Invertek Drives, para projetar e instalar um novo sistema de ventilação com baixo consumo de energia.


Quatro ventiladores estavam sendo usados ​​no prédio de três andares. Estes eram dois de 11 kW e dois de 18,5 kW. A EPS selecionou o conversor de frequência variável (VFD) Optidrive E3 IP20 para controlá-los para a aplicação.


Parâmetros integrados para controle do ventilador


O E3 era ideal com parâmetros embutidos específicos para controle do ventilador. Dois drives de 15kW (20HP), 30A, 380V - 480V, 3PH foram selecionados para os ventiladores de 11kW, enquanto dois drives 18,5kW (25HP), 39A, 380V - 480V, 3PH foram usados ​​para os ventiladores de 17,2kW.


“Um dos requisitos do cliente era reduzir o consumo de energia, garantindo altos níveis de ventilação. Os VFDs Optidrive são ideais para isso, pois fornecem controle de velocidade preciso, seja por meio dos parâmetros integrados ou manualmente por meio do controle de botão digital ”, disse Marko Nikolic, chefe de vendas da EPS.


“A velocidade de rotação do ventilador no modo ventilatório é relativamente baixa e é ativada de acordo com os intervalos de tempo configurados. Para atingir a operação mais eficiente em termos de energia, os drives foram configurados para o modo de ventilador e otimizados para a aplicação ”.


O modo Fire permite que os ventiladores aumentem para a rotação máxima


O modo de disparo integrado do Optidrive E3 é capaz de aumentar rapidamente os ventiladores para a rotação máxima. Ele ignora as proteções internas para manter os ventiladores na velocidade máxima pelo maior tempo possível.


“O modo de incêndio o torna uma unidade perfeita para o controle do ventilador, especialmente em instalações como estacionamentos de vários andares. Se ocorrer um incêndio, o modo substitui todas as outras proteções de segurança para maximizar a rotação do ventilador e extrair a fumaça do prédio o mais rápido possível ”, acrescentou Marko.


A configuração, comissionamento e alteração de parâmetros no Optidrive E3 também podem ser facilmente realizados por meio de sua conectividade Bluetooth e NFC. Conectado ao aplicativo móvel Optitools da Invertek através do Optistick Smart, significa que a replicação de parâmetros para outras unidades é fácil, onde várias unidades estão sendo configuradas.


O Optidrive E3 está disponível em gabinetes IP20 e IP66 e quatro tamanhos de estrutura, tornando-o ideal para uma ampla gama de aplicações e ambientes.

13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo